segunda-feira, 19 de setembro de 2011

As vespas exterminadoras de abelhas

Vão ganhar a guerra!


As vespas asiáticas conheci-as pela primeira vez este ano!
Cruzo-me com elas por todo o lado mas é sobretudo nos apiários que elas se revelam como predadores implacáveis! Chegam aos apiários em grupo e em regra aproximam-se da mesma colmeia ou conjuntos de colmeias em zig-zag até à captura... mas também alteram a estratégia, ora sobrevoando em voos rasantes as manchas de flores de urze cheias de insectos, ou circundando as colmeias procurando surpreender na aproximação pela lateral á entrada da colmeia.
Se sentem agressividade na minha presença rapidamente se afastam e demoram a voltar...

São a atracção dos apiários que estão agora enfeitados com armadilhas  de vespas que inspecciono contando o número de capturas diário...
Depois, de ouvido bem aberto, percorro o apiário com o olhar para ver onde ocorrem os ataques, e lá vou eu de raqueta na mão e em poucos minutos a caçada  supera as capturas das armadilhas...

A população de vespas, para um primeiro ano, é muito grande e não me parece que a minha acção de caçador de vespas  tenha qualquer expressão na redução presente ou futura... convenço-me estar perante uma invasão dum insecto muito resistente, rápido para o tamanho que possui e provavelmente com poucos predadores... e que num futuro próximo poderá ter consequências muito graves na apicultura.

1 comentário:

lbentomanso disse...

É verdade eu sou da zona de Leiria e este ano dei pela primeira vez com estes insectos nas minhas armadilhas de mosca da fruta.

Para quem não sabe basta duas ou três ferradelas para deixar uma pessoa as portas da morte, são agressivas quando importunadas nos vespeiros que podem ter vários kg.

Mais um problema para as nossas abelhas.
E eu que estava a pensar iniciar a apicultura.

a ver vamos...