sábado, 8 de outubro de 2011

Inicio de um novo Ano Hidrológico

Um novo Ano Apícola!

A 1 de Outubro inicia-se o novo Ano Hidrológico e com ele um novo Ano Apícola na minha região...
Como habitualmente com o início da exposão provocada pela floração do eucalipto!...
Os apiários que viram os primeiros eucaliptos a florir são os que agora se encontram relativamente melhor. Assim, o da Mata, onde os eucaliptos tradicionalmente são os primeiros a florir, está agora transfigurado, as colmeias estão em início de explosão e é o melhor apiário, segue-se o  Sargaçal, Portovedo e Cabedelo...

Para quem acompanhou a agonia do Agosto e Setembro, a perda de população, a fome e os ataques das varrôas, a chegada do eucalipto é uma alteração verdadeiramente ciclónica!...
É do oito para o oitocentos, do preto para o quase branco!
Deixarei de passear pelos apiários e passarei a trabalhar esforçadamente na inspecção do desenvolvimento das colmeias...

Hoje foi um daqueles dias que começou cedo e acabou bem tarde, com dores de costas e de pernas calores nas articulações e arrepius febris, começo a pensar que o físico provavelmente, como todos os que me antecederam, será a causa próxima para a redução do número de colmeias... ou abandono da apicultura...

Mas o maneio de proximidade nestas alturas faz toda a diferença, quando se tem uma colmeia demasiado pequena para tanta entrada de néctares... ajudar à explosão, substituir as ceras e reposiciona-las, dar espaço, dar espaço e dar espaço... é fundamental!
Admito que exagere... por as ter ao pé da porta?!... Porque na serra, na colheita da urze,  só lá vou ao final do mês e o meu vizinho serrano diz-me que isso não é maneio!... Rio-me!




1 comentário:

António Sérgio disse...

Eu então sou da opinião que elas muitas vezes querem é desprezo. http://montedomel.blogspot.com/2009/06/elas-querem-e-desprezo.html