domingo, 18 de setembro de 2011

Todos à espera...

do eucalipto!

Nestas três últimas semanas, de sol noites frescas e algum vento, o desenvolvimento dos apiários tem sido diverso mas as diferenças relativas no desempenho agravam-se! 
O Cabedelo este fim-de-semana teve as primeiras baixas, registando-se aí uma generalizada redução da população das colmeias, em alguns casos uma preocupante redução! Os ninhos de um modo geral apresentam-se desprovidos de reservas e a criação situa-se entre os dois e três quadros...

A situação no Cabedelo é verdadeiramente incompreensível  quando a  800 e a 1200 metros de distância, o Sargaçal e Portovedo respectivamente, têm um desempenho  de efectiva manutenção e em alguns casos de crescimento... se por um lado este cenário tempera a minha tristeza, deixa-me cheio de dúvidas e incertezas na compreensão destas diferenças e fenómenos...

É, confesso,  esta falta de respostas que parece revelar a minha ignorância nos maneios que  me desentusiasma a  desenvolver um projecto apícola sustentável e até a manter-me apicultor!...
Custa-me aceitar a indeterminação em torno desta actividade que reconheço ser transversal a qualquer actividade agricola e portanto tento convencer-me que não tenho outra alternativa que não aprender a viver com esta certeza!...

Os eucaliptos continuam a sorrir com os seus botões prateados que em alguns locais já se mostram. Embora os tenha avistado distante dos meus apiários espero ansioso como elas o início da floração para as poder aguentar sem grande esforço e até salvar... e dar-se ínicio ao crescimento!

Sem comentários: