segunda-feira, 19 de setembro de 2011

A calluna vulgaris

A surpreender-me mais uma vez!

Desde o início do mês que o Cabedelo mais do que os restantes apiários se vestiu de rosa, da calluna...
Tenho notado algumas mexidas pela fresca mas nada verdadeiramente impressionante.

Até ontem, o final de tarde mais notado foi há uma semana; já não se via o sol, a maioria das colmeias como que explodiu de abelhas que se espalhavam pelos urzais envolventes, provocando um misterioso zumbido, duradouro, longínquo e sempre presente,   e onde quer que olhasse encontrava urzes a serem abanadas por abelhas, num espectáculo que terá tido a duração de pouco mais de meia hora até ser noite. Na altura comentei para mim que estas saídas quase nocturnas só poderiam conduzir à morte de muitas das abelhas que se iriam desorientar...

Ontem ao final da tarde depois dum dia insuportavel de vento em que elas praticamente não saíram, foi a Cabedelo dar uma rodada de alimento e deixar-me surpreender pelo movimento na urze...
O vento ainda se fazia sentir e estava um frio insuportavel para quem vestia camisa de manga arregaçada.
O movimento das abelhas fez-me rapidamente esquecer o triste rastreio do dia anterior, a entrada de polén e o movimento  global em cada colmeia era admirável!  

Sem comentários: