terça-feira, 7 de setembro de 2010

O conto do vigário

apicultor...

A historia da apicultura foi fértil em vigários ou de devotos religiosos que nela adoçavam as amarguras das suas vidas... ou se projectavam como seres infinitamente criadores, participantes directos na obra da criação!...
Mas não quero crer que o vigário apicultor terá estado na origem do termo "cair no conto do vigário", embora cada vez mais me convenço que o apicultor é pródigo em grandes histórias, testemunha de grandes acontecimentos e protagonista de grandes descobertas!...
E tratando-se de negócios... é cada conto!...
Que eu nem conto...

3 comentários:

Abelha Preguiçosa disse...

Olá!
Não me parece que o chamado "conto do vigário" esteja relacionado com a apicultura embora realmente os apicultores às vezes exagerem um bocado nas suas histórias. :-)

Tenho pena de não me lembrar bem mas existe um texto do Fernando Pessoa onde ele explica a origem da expressão.
Não me lembro da história mas sei que nada tem a ver com apicultura senão eu ia-me lembrar!

Um abraço
Ricardo

octávio disse...

Na verdade, costumo comparar certos apicultores aqueles pescadores que pescam sempre e cada peixe de dimensões fora do comum.

Para certos apicultores, nunca morre um enxame, não têm varroa nem doença alguma nas suas abelhas, nunca dizem a verdade sobre as suas colheitas de mel. São os maiores; os sábios!


Contudo, exte desabafo do autor do blogue deverá estar direccionado a alguém especial do seu conhecimento.

Anónimo disse...

olá Apicultor, aqui onde moramos é no ceará onde a 6 anos foi montada uma associação dos apicultores e sempre que posso visito seu blog e muito me agrada suas experiências. Parabéns!