terça-feira, 28 de setembro de 2010

Mais uma garfa...

em dia soalheiro

Há cerca de um mês, em dia de intenso calor, apanhei uma pequena garfa no Sargaçal e hoje, dia de sol, repetiu-se o feito mas na Mata, quando à hora do almoço foi ver como estavam as que vieram da serra...
Estava pendurada na tampa de uma colmeia e como não tinha tempo, introduzi-a numa jaulita nicot e esta numa caixa de cartão com as abelhas que me aguardaram até ao final do dia, para eu lhes definir o futuro.
Foram garfas do tamanho de um punho fechado, em regra condenadas ao insucesso, pois não tenho tempo para elas... a garfa de hoje foi parar à colmeia de vidro do pai que nos próximos dias vai fazer uma apresentação ás criancinhas do ensino básico... poderá assim exibir uma mestra infecunda, não precisando de matar uma mestra... o que sempre acontece quando ele povoa aquela colmeia de exposição e depois descuidadamente junta a colmeia constituída à colmeia mãe...
Mas qual a razão destas garfas em tempo de alimento escasso, de quase ausência de machos e de redução da população?!... Será o calor justificação para tudo?!... Será a quase paragem de postura na época quente que é entendida como o desiquilíbrio que leva à substituição de mestras?!... Dou-me conta que muitas mestras são sistematicamente substituídas nesta altura quente levando muitas vezes à ocorrência de colonias zanganeiras por esta altura... o que felizmente não tem ocorrido este ano!...
Mas não sei a razão para a poder evitar!...

1 comentário:

Abelha Preguiçosa disse...

Olá!
Também tenho uma colmeia de vidro (1 quadro) à espera de uma oportunidade em que apareça uma garfa dessas, curiosamente também para levar a uma escola e assim poder falar melhor das abelhas à canalha!
Fora da época "normal" de enxameação nunca me apareceu nenhuma, o que não quer dizer que elas não tenham saído...

Um abraço
Ricardo