terça-feira, 7 de setembro de 2010

Arrumações de final de ano...

antes que chegue a chuva

Todos os anos por esta altura tenho necessidade de tirar material das colmeias, porque o tempo frio está para chegar, porque devo preservar o mais possível a exposição do material à intempérie, porque terei que as tratar... enfim, argumentos não faltam, mas deparo-me sempre com os bocados ou mesmo quadros de mel que a maioria das colmeias ainda têm nas alças e que bem falta lhes fizeram neste tempo quente...
Na última retirada de mel, em Agosto, quis deixar todas as colmeias pelo menos com uma alça por cima do ninho, para lhes disponibilizar os quadros mal cheios ou muito pouco cheios... até á última gota, o que não foi fácil porque há sempre algumas mestras que ainda estão a pôr na alça ou volume de abelhas é muito grande e ficam sempre umas tantas fora da regra com 2 ou três alças. Este fim de semana antes que as chuvas chegassem foi uma corrida contra o tempo para acabar com as fora da regra!
Passaram com grande ginástica todas as colmeias a ter uma só alça, dum modo geral ainda bem sortidas de abelhas e com reservas, embora com expressões diferentes de apiário para apiário, sendo de registar que colmeias com mais reservas são as que se encontram em locais mais frescos!
Mas desta arrumação e para conseguir os objectivos de redução do espaço, não consegui deixar de colher mais umas dezenas de alças com algum mel que já está centrifugado e arrumado!

Sem comentários: