quinta-feira, 10 de abril de 2014

Resistência

Chuva, 44 horas.

Durante todo o ano nas lides apícolas há uma infinidade de curiosidades que mereciam  ser registadas. Vou aqui registar dois momentos de resistência.

 
1 -Em Setembro passado  a fome ainda era grande e ao chegar à Mata deparei-me com um enxame, uma mãozinha de abelhas que abandonava a sua colmeia - uma meia alça. Era um enxame novo e tardio, à data com falta de reservas, que se pendurou no tronco de um eucalipto. Corri à meia alça onde ficaram dois quadrinhos com criação, juntei-lhes mais um quadrinho com mel e voltei a meter as abelhas lá dentro, mudei-as de apiário e nos dias seguintes enchi o alimentador três vezes. Resistiram abandonadas ao inverno e hoje são um ninho à espera da 1.ª alça.
 
2 -Faz hoje 8 dias que cheguei ao final da tarde ao apiário do Sargaçal onde tinha dois enxames em pinheiros diferentes. Já fresco, calculei que não iria conseguir recolher os dois porque a noite ía chegar rápida e estavam quase inacessíveis. Recolhi um e nem tentei recolher o segundo! No dia seguinte, sexta-feira, foram 24 horas de persistente chuva e vento. No sábado, descrente, foi ao apiário às 11h00 e ainda chovia, uma chuva que molha todos... Decidi recolhe-lo às 12, numa paragem de chuva, terão sido provavelmente 44 horas pendurado e 38 de chuva. Uma semana depois quase enche um ninho de abelhas.
 
São provavelmente as pequenas curiosidades que nos prendem a paixão pelas abelhas.
 
 

Sem comentários: