quinta-feira, 10 de abril de 2014

Assim começou o ano!

O mais curto de todos.


As regiões de florações de eucalipto em regra têm períodos  de colheita longos. Aqui no litoral começa-se em Outubro e se o ano se atrasar pode prolongar-se para além do mês de Abril e quando isso acontece estamos perante anos muito bons.
 
Este ano  a explosão ocorreu  no início de Março e os picos de calor no início do mês deram logo lugar aos primeiros enxames e a alguns expressivos néctares que me levaram a carregar as colmeias de alças, mas logo interrompidos por duas semanas de chuva que como já é sabido, com consequências ciclópicas ao nível da enxameação.
 
A semana passada parou de chover e esta tem sido uma correria de apanha enxames.
O pai deixou praticamente de ter vida própria e corre todo o dia de apiário em apiário a apanhar o que pode! Eu fico desesperado porque não me posso deixar envolver... mas vou ajudando no que posso.
 
O eucalipto poderá dar contributos até ao final do mês de Abril em dias que se prevêm amenos, portanto, tá feita a coisa: começou em início de Março e acabará em final de Abril!
 
Nem tive tempo para as minhas reproduções e as habituais mestras,  nem consigo criar espaço para o programar para além de Abril, começo a convencer-me que terei que levar  algumas colmeias à serra para prolongar o meu ano apícola e manter as minhas brincadeiras para os meses de Maio e Junho.
 
 

Sem comentários: