sábado, 22 de janeiro de 2011

Enxemil pela segunda vez

com projecto de deslocação!

As colmeias que eu mais visito são as de Enxemil, ficam perto do trabalho e quando a climatologia não é favorável ou o tempo de almoço é curto, são elas que recebem os mimos todos...

É um apiário que terei que deslocar em breve pois assim me comprometi com o proprietário do terreno nas vésperas do Natal  que mostrou interesse em fazer obras no quintal mais próximo das colmeias!
Sempre foi um pequeno apiário nos fundos dum quintal florestado que atingiu o máximo de 35 colmeias logo no segundo ano em que o povoei, tendo  nesse mesmo ano iniciado a sua deslocação pois a esposa do proprietário do terreno fora picada e notara-se grande sensibilidade ao veneno. Ficaram só três colmeias que pelo meu desleixo  e grande volume, nunca foram mudadas... No ano seguinte às três juntaram-se dois enxames que sucessivamente foram ter a uma caixa velha e ficaram 5, que nas próximas semanas terei que definitivamente deslocar  para pena minha!...

Pena porque sempre foi um apiário de produções excepcionais em abelhas e mel. Nunca conheceu um ano mau e no pior ano teve produções superiores a 4 alças por colmeia... nesta altura do ano, quatro delas têm uma média de cinco alças, a quinta que substituíu mestra em Novembro está só no ninho... Seria  este o volume mínimo  que eu teria que enfrentar se as conseguisse deslocar já na próxima semana mas como atento aos meios só poderei mudar uma ou duas de cada vez, admito que tenha que enfrentar um volume muito maior!!!.

Sem comentários: