domingo, 16 de janeiro de 2011

Aos primeiros dias de sol

distribuição de material

As expectativas nesta altura do ano são sempre elevadas: os eucaliptos estão cheios de flor, já há acácias floridas e até os salgueiros começam a desabrochar... Com  a maioria das colmeias cheias de abelhas, cada tarde de sol ou de tempetaura acima dos 10º sem chuva, representa um dia de colheita.
Esta semana a cada dia sem chuva andou o pai a distribuir alças pelos apiários  conforme pode... foi a indicação da tática de guerra que todos os dias lhe lembrava pelo telefone... Tenho em armazém 20% do efectivo e em média, já não dá 1 por colmeia...

Sobrou-me a tarde de sábado, para dar o gosto ao dedo, distribui algumas alças, reorganizei outras e visitei os apiários e avaliei o seu desempenho comparado...

Muitas colmeias já receberam a 4.ª alça, o Cabedelo reforça a sua posição no melhor desempenho e a Mata ficou atrasada... Talvez pelo excesso de sombra ou pela exposição ao vento ou... pelo excesso de colmeias na Mata, comparando com Cabedelo, ou... por ora não sei bem das razões para semelhante inversão generalizada de posições... Colmeias que íam à frente deixaram-se atrasar e até ultrapassar!...
Senti a satisfação do peso das alças cheias de mel  e da transpiração a entrar-me nos olhos... 
Deparei-me com algumas colmeias sem mestra no Sargaçal, o que representará mais trabalho...

Com o argumento de irem os tempos ainda muito frios...tirei o barato ao pai quando ele queria que introduzisse a mestra no cupolarve que tinha instalado há dias...

Deparo-me ainda com muitos eucaliptos cheios de botões por abrir mas muitos mais já os despiram... e tenho dificuldades em avaliar por quanto tempo mais terei flores de eucalipto...

Sem comentários: