domingo, 23 de janeiro de 2011

As diferenças entre apiários

que eu não sei explicar


Em Outubro animava-me o bom desempenho das colmeias da Mata, onde se somavam 50 unidades, punha em níveis quase semelhantes as de Enxemil  e do Sargaçal e muito atrás as de Cabedelo... As da Mata pareciam ter um mês de avanço e também uma alça de avanço... As de Cabedelo pareciam somar muitas debilidades que eu próprio tinha receio de avaliar e não conseguia profetizar...

Depois nos últimos dias quentes  de meados de Novembro veio a maluqueira da auto-substituição de mestras no Sargaçal que me fez perder algumas colmeias...
Depois veio o Inverno aos impulsos, o frio, muita humidade, mais sentido na Mata, sombria e húmida...
Este fim de semana, de grande frio acertei-lhes o passo, abri colmeias em todos os apiários e fiquei aflito e triste com o atraso relativo da Mata, sem que eu veja razão clara que o explique!!!...
Na Mata as colmeias retrocederam em população e colheita, as alças já ocupadas parecem ter sido abandonadas... ao passo que no Sargaçal, Enxemil e Cabedelo não paramos  de carregar com alças... e o movimento, começo a dizer que é incomparavel...

Há cerca de um mês que na Mata se montou um circo de guerra e muito perto das colmeias, batalhões de moto-serras  diariamente cortam acacial e abatem pinheiros e eucaliptos de grande porte, numa área estimada de 30 hectares; são destroçadores, estilhaçadora e giratórias que carregam comboios de semi-reboques... até me pergunto se esta invasão tem  consequências na população das colmeias!...
Não será por certo!... 

Sem comentários: