sábado, 29 de janeiro de 2011

As diferenças agravam-se

A recessão e a explosão...

A semana foi de frio com temperaturas a oscilar entre os -1 e os 11º, garantindo um trabalho diário de  3 a 4 horas, o que é pouco quando há tanto néctar de eucalipto para colher...
Para a semana haverá um pequeno aumento generalizado das temperaturas o que representará mais horas de trabalho e mais mel colhido.
Hoje tive cerca de 6 horas para as mexer,  com uma paragem para comer umas tostas, comecei ainda elas não boliam e quando acabei já elas se tinham recolhido!...

Comecei pela Mata a tirar material de cima das colmeias, onde as alças superiores de um modo geral estão sem abelhas, consequência de diminuição generalizada da população ou ausência de crescimento que eu não sei explicar. Por isso tenho ali colmeias que não conseguem explodir porque não têm população nem espaço livre para o fazer...  Deveria estar a tirar-lhes as alças com mel e a dar-lhes espaço livre necessário à explosão...
Senti-me impotente para  tanta colmeia, em tão pouco tempo...

Ao início da tarde comecei no Sargalçal onde a maioria das colmeias iniciaram explosão em abelhas e mel. Concentrei-me sobretudo na arrumação da criação a seguir ao ninho e aí dar-lhes espaço  para a postura da mestra, passando o mel operculado ou em vias disso para as posições superiores... distribuindo ainda mais alças, as da Mata!... Dá gosto ver mel e abelhas a rodos!...

Ainda dei um salto a Cabedelo só para tentar ouvi-las nas suas tarefas de ventilação, mas em vão, por ser tanto o frio do final da tarde...  só foi a tempo de conferir o material para amanhã, desligar a luz do sol e cruzar-me com os ladrões de lenha que me vão podando algumas árvores pelo pé.

Sem comentários: