sábado, 21 de março de 2009

A melhor gestão...

é a gestão possível!

Em teoria, controlar a enxameação, substituir mestras, e obter a produção máxima com o menor investimento possível, parece ter uma explicação racionalmente simples, a minha própria experiência me diz isso... quando o número de colmeias é limitado ou está em análise cada um dos parâmetros...
Mas na realidade os parâmetros acima inter-relacionam-se e os factores climatéricos alteram-nos facilmente as contas sendo que os ciclos de grande produção podem ser muito curtos, quer dizer, as intervenções devem cumprir uma programação rigorosa, o que para grandes números de colmeias ou apiários se torna impraticável!
Ora eu como apicultor de fim-de-semana, passei há muito esse ponto, (número de colmeias), para além do qual tenho que confiar muito na natureza... em que tenho que me contentar com o bom porque o óptimo não é possível.
O ano passado falava eu sobre a renovação periódica de mestras, com um apicultor jovem que dizia ser possuidor de cerca de dois milhares de colmeias e admirou-me o seu cépticismo ou indiferença sobre o assunto... dizia não precisar por não ter tempo para isso...
É a gestão possível!... E é a melhor gestão!...

Sem comentários: