sábado, 21 de março de 2009

A dificil gestão de material

em época de colheita.

Ontem e hoje fiz férias para me dedicar inteiramente às minhas abelhas.
Ontem, depois de passar pelo gabinete bem cedo, para dar uma olhada pelo expediente que não pudera ver na noite anterior, foi a todo o gás para Cabedelo, onde a situação era mais preocupante mercê da falta de espaço nas colmeias e do excepcional calor que se tem feito sentir... em especial nesta última semana!...
Ía decidido a montar uma estratégia que permitisse dar mais espaço às colmeias, com recurso aos ninhos vazios que o pai trouxera do armazém, à concentração de alças em algumas colmeias e à retirada de algumas alças de mel para as centrifugar pela noite e redistribui-las pelas mais necessitadas.
Fiz de tudo um pouco, foram mais 30 alças: 10 da Mata, já lá vão 40, e 20 do Cabedelo, total deste ano... 60!

Mas, logo na primeira colmeia que abri, com 2 alças, estava polvilhada de mestreiros de 5 a 6 dias!... e depois mais uma e outra e outra, na Mata o mesmo espectáculo!... Ao início da tarde, foi mais um enxame que saíu de uma das colmeias...

Foram as consequências destes dias de calor e da falta de espaço para a explosão...
O ano passado aumentei significativamente o n.º de colmeias e neste recomeço não aumentei o meu stock de alças... donde, ter rapidamente distribuido tudo o que tinha com uma média de 2,5 alças por colmeia... valeram-me algumas que ficaram muito fracas e não foram tão exigentes!
Tinha estabelecido que não faria investimentos este ano, e iria tirando o mel logo que estivessem as primeiras alças cheias... nada mais errado!...
Efectivamente numa colmeia lusitana em explosão o mais provavel é que a mestra suba a fazer postura a 2 e às vezes 3 alças, donde o meu stock médio de 2,5 alças está claramente em déficite...
Ontem em Cabedelo senti-me verdadeiramente perdido... sem soluções!...
À noite o pai confidenciou-me que quebrara a promessa: encomendara 50 alças que serão entregues para a semana!
Bem, o rigor da gestão nestes casos não é defensavel e lá tive que admitir que tem razão!
E suspirar...
Quanto aos mestreiros, lá foi aproveitando alguns e o resto a mãe natureza que se encarregue porque eu não posso mais!

Sem comentários: