quinta-feira, 26 de março de 2009

A explosão mais explosiva

dos últimos anos!...

Esta semana, com o contínuo calor, temperaturas acima dos 24º, tudo se precipitou para a explosão final... os dias têm sido de grande colheita e todos os dias se apanham enxames alguns de encher uma giga e muitos outros fogem sem deixar rasto...

Precipitei-me estes dias a comprar material e... contrariamente ao planeado vejo o meu stock de alças aumentar cerca de 40% e as colmeias não param de aumentar!
Por varias vezes já se me esgotou o stock... e tive que ir buscar mais uma vez algum do material que há anos pelo inverno é colocado de lado, com o rótulo "lixo"!...

Este próximo fim de semana tenciono tirar mais mel a par da distribuição de mais alças... Não sei se vou ser capaz de dar resposta a tanta solicitação que vou projectando... Não sei!...

Hoje a seguir ao almoço foi a um dos apiários descarregar material, onde se encontrava o pai, já com dois enxames capturados, exausto e ansioso... estavam naquela hora da saída dos machos, num movimento de entradas e saídas assustador que aparentava estarem ao mesmo tempo a saír enxames de todas as colmeias!... Fiquei também eu, e com tanto enxame a saír... apreensivo sem ter um melhor conselho para dar...

Ao final da tarde vistoriei o desenvolvimento e necessidades de material.... as alças donde tirei mel há quase duas semanas, estão cheias e as que tirei a semana passada, pouco falta!...

Que era assim já sabiamos mas que esta história tem quase 15 dias de duração... não é normal!

1 comentário:

Mário disse...

Isso só são boas noticias, este ano tudo aponta para uma boa colecta de mel, sei que por vezes é difícil e não temos mãos a medir, mas deixo aqui o meu voto de força e que não desista, a tendência está agora para os apicultores nacionais e não a podemos perder.
Grande abraço
Ferradela