domingo, 27 de abril de 2008

A ansiedade do final da época

e outros conflitos...

O tempo cumpre o calendário meteorológico da estação do ano, depois de quinze dias de chuva vento e frio, a última semana foi quente... As colmeias após o termo da grande época de néctares em final de Março, transbordam agora de abelhas, ocorrendo naturalmente algumas renovações de mestras ou mesmo enxameação em dias muito quentes...

As operações no apiário tornam-se mais complicadas, uma colmeia aberta pode desencadear uma pilhagem, exigindo um cuidado extremo nas operações de retirada de mel que ainda tenho pela frente!
Ainda este fim de semana uma ligeira distracção no apiário da Mata, desencadeou uma pilhagem generalizada nos pequenos núcleos de fecundação, obrigando-me a leva-los dali...

Pela falta de pastos em quantidade para alimentar as minhas colmeias, acaba o período da produção, e todo o maneio com ele relacionado...o mais entusiasmante da apicultura!...
Sei que, não só por razões de rentabilidade mas sobretudo pela qualidade de vida destas pequeninas, seria desejável leva-las para outros pastos, vê-las a todo o gás o ano inteiro...
No dia de feriado, dei um salto à quinta do Felicidade... foi ver as colmeias que transportamos há 2 semanas... ... ... bem estão a colher em pleno... e isso satisfaz-nos...
O meu amigo Calhôa depois de saber do meu encanto pelo Alentejo, não me larga e a todo o tempo quer que leve as colmeias prás suas terras...
Entusiasma-me a transumância pelas razões apontadas mas não me sinto ainda preparado para andar com as colmeias às costas... Preparado na capacidade da gestão do tempo, dos recursos humanos e dos conhecimentos que, não permitam muitos erros numa apicultura quase intensiva...
A dimensão a que "sem querer" cheguei, mais de 100 colónias, ao contrário do que seria previsivel, não me facilita a tomada de decisões para o futuro, sendo geradora de vários conflitos profissionais e familiares, levando-me a ansiar desfazer-me desta coisa toda... e às vezes a gritar: eu não tenho vida pr'a isto!...

Sem comentários: