quinta-feira, 27 de março de 2008

São Pequenos Pormenores...

que não sei explicar!

Hoje pelas 8H00 visitei a Mata, disposto a perseguir umas formigas que teimam em acampar num núcleo fraquinho do Felicidade...

Tudo em volta estava molhado da chuva da noite, o ambiente era húmido e o céu estava muito nublado, ameaçando um dia de chuva e provavelmente de algum vento como tem sido estes dias... esperava encontra-las recolhidas mas enganei-me!

As de sempre e umas espevitadas já mexiam com grande azáfama...

Ao aproximar-me no habitual silêncio dum grupo de colmeias novas onde se localiza a que está a ser atacada pelas formigas, constato que já elas e toda a vizinhança se aperceberam da minha chegada e irritadas se espalham pela tábua de voo levantando-se em pequenos voos... como que se preparando para o ataque... tive que me afastar...

Ao final da tarde fria e escura, foi a Cabedelo para matar as saudades... estacionei o carro, caminhei a uns 20m de uma das mais irritadiças e foi ver as minhas estacarias. Aí, a uns 70m de distância, entre os amieiros e salgueiros a observar o crescimento milimétrico dos rebentos dos plátanos comecei a ser atacado por uma e outra e outra... até quase à dezena de abelhas, obrigando-me a fazer o trajecto contrário até ao carro, donde tirei a máscara. Depois de protegido fiquei ali a ver aquela única colmeia com dezenas de abelhas a entrar e saír, ocupando toda a tábua de voo, numa azáfama indescritivel a fazer voos rasantes e investindo desesperadamente contra mim, incendiando tudo nas redondezas... perseguindo-me por dezenas de metros sem fim... deixando-me também a mim irado, capaz de as morder a todas... bem, talvez não... encontraria outra forma de descarregar a minha preocupação por ter ali no apiário uma colmeia num estado de irritabilidade, capaz de me arranjar problemas com a vizinhança...
Terão sido as mexidas das últimas semanas e as condições climatéricas destes dias que justificam tamanha agressividade... mas estas colmeias em concreto que apresentam maior agressividade não são abertas há mais de três semanas!... penso que a resposta está dentro da colmeia... tenho que as abrir... e talvez tira-las mesmo dos apiários, serão provavelmente as primeiras a deslocar para o novo apiário de Enxemil!...

Sem comentários: