sábado, 2 de fevereiro de 2008

Nesta Paixão pela Apicultura

é fundamental o controle da ansiedade...

como aliás em todas as paixões!...
Saber separar o racional do emotivo, é fundamental ao êxito e sucesso da relação ou da actividade... Assim deve ser na relação entre apicultor e abelhas!... Saber controlar a ansiedade!...
É o tempo que não favorece a produção ou não nos deixa verificar ou executar um maneio, é a enxameação, a falta de material para acudir à excepcional produção, é o desbobramento, a criação de mestras, as pilhagens, a marcação de mestras ou sua substituição... a introdução de uma nova técnica, as doenças... uma infinidade de maneios e de factores que os influenciam que não nos permitem assegurar ou programar o êxito que podem por isso ser fonte de permanente ansiedade...
Eu confesso-me ser naturalmente ansioso e vivo permanentemente num esforço de controle dessa ansiedade no que às abelhas se refere mas... às vezes é difícil quando à minha volta outras ansiedades me inflamam permanentemente...
Antes de ontem, foi dia de satisfazer a ansiedade do pai... iniciei a produção de mestras numa "starter" vertical pelo método do translarve!
Efectivamente ainda não chegara o tempo de avançar com a produção de mestras... do acompanhamento dos últimos dias tenho confirmado a pouca colecta de néctares a que não é alheia a redução da população e a previsivel instabilidade do tempo para os próximos dias não tornava os maneios inerentes desejáveis.
O pai já vinha falando nisto desde o início do mês, desejoso de experimentar as cúpulas de cêra que ele próprio recentemente fizera para rivalizar com as minhas... umas obras primas que precisavam da aprovação final das abelhas!...

Sem comentários: