segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

A agressividade das minhas Apis Mellifera

e outros atributos...

Nem no final do mês de Janeiro com o regresso do sol as minhas abelhinhas se acalmaram... sempre com guerrinhas e um montão de defesas às portas, picando desesperadamente quem delas se aproxima... com a agravante da minha tentativa de produzir mestras numa delas... essas estão diabólicas... picam a 50 metros de distância!... Mesmo com elas no meio do mato... vou ter problemas com os vizinhos... não tarda muito.
Estes dias e a propósito da produção de mestras... tenho lido e ouvido do pior acerca da abelha negra apis mellífera mellífera... é muito mais agressiva e com grandes dificuldades de maneio nomeadamente no que se refere à substituição de mestras, em oposição às facilidades com a italiana... começo a interessar-me francamente pelas "amarelinhas" e equaciono já a possibilidade de comprar algumas colónias...
Quando era miudo, recordo-me só trabalhar de mãos nuas e preferia o aumento da sensibilidade das mãos nuas em troca de algumas picas já que à altura era muito menos sensível... quase não doía nem inchava!... Mas para além da intolerância à picada considero que volvidos todos estes anos, as abelhas se tornaram mais agressivas...

Sem comentários: