quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Início da Época

em visita de balanço...
Aproveitando o feriado e com uma tarde magnífica de sol, no seguimento do que se vem verificando, foi dar uma olhadela para avaliar a evolução interior...
A avaliação exterior dizia-me que tinha que me prevenir de material para lhes dar espaço para armazenamento de nectares e disponibilizar espaço para a postura... mas foi praticamente sem material...
E verifiquei o obvio: rápida explosão, níveis de postura nas mais desenvolvidas a passar os 6 quadros e grande colheita de nectares... tenho rapidamente que distribuir alças pelas colmeias... e proceder á substituição de quadros de mel por novos quadros ou vazios, nos ninhos...
Uma curiosidade a registar, foi o facto de todas as 4 colmeias do Cabedelo onde tinha ninhos sobrepostos, no armazenamento de quadros... estarem com esses ninhos com postura recente, ovos, e grande quantidade de nectares... quando há 15 dias atrás aqueles se encontravam praticamente desertos e vazios e as colmeias aparentavam um desenvolvimento mediano!!!...
Na Mata, nas duas colmeias Langstroth mais desenvolvidas, sobrepus dois ninhos para produzir em breve dois enxames para o amigo Felicidade. Estavam muito boas... A primeira, tinha o ninho e uma alça completamente cheias de criação e a precisar de espaço... a outra tinha já uma meia alça praticamente cheia de mel... estou claramente atrasado na Mata, onde até as colmeias com duas alças já mostram ter falta de espaço... lá terei eu que começar com o transporte das alças...

Sem comentários: