domingo, 24 de junho de 2007

Pelo S. João

há ainda muitas colmeias a pedir uma mão...


a falta de tempo e de programação do maneio, associadas à instabilidade meteorológica tem-se traduzido em aleatórias visitas e sobretudo atrasos no maneio, de forma que parece que em todos os apiários, as colmeias se encontram entregues a elas próprias. São as colmeias macheadas que este ano são em maior número, são as experiências do pai, o mel que ainda falta tirar, alguns desdobramentos feitos tardiamente e outros que falta fazer... os tratamentos que nunca mais se fazem, (aguardam a tiragem do mel)... enfim sinto-me perdido também pelo elevado número de colmeias que a memória já não fixa nem os apontamentos se actualizam...
Sexta 22 foi o único dia em que as abri: ao final da tarde sózinho e com algum vento, desdobrei uma colmeia em Enxemil, sobrepus um ninho que anda por lá sem estrado... e quando cheguei a Cabedelo, tive que arrumar uma distracção do pai, reforcei o núcleo retirado da arrecadação de madeira com um quadro com pólen e nectar e dei uma olhada rápida a outras duas que se encontram macheadas... assim matei o vício.

1 comentário:

adelino disse...

ñ vou fazer comentário,sou um apicultor amador iniciei-me há 3 anos mas pouco ou nada sei de concreto sobre apicultura gostava de saber quando se tira o mel abril,julho,setembro? ou ñ tem época definida,vivo em SERRA DE EL-REI concelho de PENICHE ou cresta muda tambem conforme a zona do país?. fico a aguardar resposta . serei um assiduo visitante do seu blog. ADELINO RAMOS.