quarta-feira, 11 de julho de 2007

Já é Tarde

para a cresta...

tenho vindo a adiar a colheita de mel por falta de disponibilidade e já começa a ficar tarde...
Em resposta ao Adelino
A colheita teoricamente pode ser feita sempre que o mel estiver curado - operculado. Já fiz colheitas em Fevereiro e Março por falta de material, ou para colher puro mel de eucalipto, (no caso) ou em Agosto e Setembro por falta de tempo... mas é desejável que a colheita seja feita em época quente e imediatamente antes da grande redução de abelhas ou da fome. Na Beira Litoral que melhor conheço, podemos estar a falar de Junho ou Julho, conforme os anos...
Em época quente o mel está mais quente e a operação de centrifugação, filtragem e decantação é muito mais facilitada. A redução de abelhas que ocorre pós melada, favorece a retirada das alças, contudo se entramos na época de fome, (falta de nectares) a operação de retirada das alças tem que ser cuidada e muito eficaz para evitar pilhagens. Os mesmos cuidados deverão ser tomados quando se distribuem as alças ao fim da tarde para limpeza para que não se instale a "febre" da pilhagem.
Em época fria só é possível eficazmente centrifugar filtrar e decantar se o ambiente da sala de extracção for aquecido o que é o mesmo que dizer se o mel for aquecido acima dos 18º.
Do ponto de vista da colónia, a sua dimensão deve ser proporcional ao número de abelhas... não é desejável que as alças sejam praticamente abandonadas pelas abelhas. E o apicultor deve ter a sua intervençaõ facilitada em época de fome, quero dizer sem alças, para mais eficazmente acompanhar as necessidades da colmeia.
Este ano, a partir de Julho, entrei na época de fome... estou a queimar o risco!

Sem comentários: