domingo, 17 de junho de 2007

Um ano em cheio

para o apicultor!

Este ano apícola, (desde que se inicia a colheita até á cresta), foi um ano em cheio nas lides apícolas!... O apicultor teve um prolongado ano, com variações das condições meteorológicas e de disponibilidade de abelhas e floração que lhe permitiram andar sempre a bolir por quase dez meses!...
Desde muito cedo, meados de Setembro até meados de Junho...
Ainda hoje me dizia o pai querer desdobrar umas tantas colmeias estes dias... depois de eu ter chegado a Mata e me ter deparado com os desdobramentos tardios que ele sozinho e sem pré-aviso lá vai fazendo!...
Do ponto de vista do amadorismo, do prazer e felicidade que lhe dará entreter-se com as suas experiências, tenho que estar de acordo e sentir até alegria por o ver com iniciativa e vontade de correr riscos!...
Esqueço-me do planeamento e até da falta de rigor no maneio... para não ficar zangado e saboreio a alegria das suas "aventuras"...
Hoje quando cheguei à Mata dei conta à distância que uma colmeia estava no chão... ao vento e á chuva; sem me aproximar, comecei a equipar-me para poder intervir e logo chegou o pai que incrédulo se dirigiu rapidamente à colmeia para a compor... Era uma colmeia tripartida onde ele ensaiava a fecundação de três mestras... É preciso ter azar, dizia, logo hoje que elas íam nascer!...
Lá me disse a data e procurei com ele fazer as contas e descansa-lo... já nasceram ontem!

Sem comentários: