sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Passou Janeiro

Voltemos à apicultura!

O mês de Janeiro como eu temia, foi terrivel, frio e muita chuva, especialmente muita chuva... e também teve um fim de semana de extraordinários ventos, foi no sábado 19 em que por todos os lados caíram árvores e telhados.
 
Felizmente o temporal nos meus apiários não fez mais do que levantar umas tampas de colmeias, embora na Mata um eucalipto com cerca de 3 ton tenha caído encostadinho e alinhado com uma das fiadas das colmeias, deixando as três últimas da fila envolvidas pelas ramagens... deixando-me os acessos bloqueados ao carro.
 
Foram três semanas de profundo recolhimento em que até perdi o hábito de visitar as colmeias pela tristeza que me causava a sua dormência, vendo-as progressivamente desaparecer do topo das alças mais elevadas quando espreitava pelas colmeias que têm plástico cristal antes do caixilho.
 
Há duas semanas atrás foi visitar uma obra numa zona florestal e no decurso da reunião a uns 150m da obra sai-me da floresta  para o caminho um apicultor de avançada idade em  movimentos de alguma  dificuldade e aflição que me levaram a abandonar a reunião e a dirigir-me ao ancião rodeado de abelhas que também veio ao meu encontro solicitando-me que lhe matasse todas as vivas que se encontrassem dentro da máscara mal apertada. Foi a vontade de ajuda ao apicultor de avançada idade que já mal se move e o impulso e grande saúdade pelo toque das abelhas. 
 
Só hoje depois de três dias empatados,  voltei a sorrir ao sentir os aromas dos apiários, o bafo quente a  saír da colmeia, ouvir o zumbido da ventilação e sobretudo vê-las novamente regressar ao topo das alças.
 
Prevejo um fim de semana de grande trabalho, desencravar ninhos, distribuir alças, limpar ceras, acabar com umas tantas que não se desenvolvem e voltar à apicultura que aqui está a entrar nos derradeiros 2 meses da campanha.
 
O salgueiro está a rebentar,  ligeiramente temporão, a acácia longifólia está a dar os primeiros apontamentos, os matos pintam de amarelo os fundos e o eucalipto com produções de flor modestas vai concerteza prolongar-se até final de Março.
 
 
 

Sem comentários: