domingo, 17 de fevereiro de 2013

Humidade alta

Preocupações máximas!

Associado a períodos prolongados de chuva, portanto de elevado teor de humidade ambiente, seja no Inverno ou na Primavera, ocorre sempre uma predisposição natural à enxameação e ou à substituição natural das raínhas.
 
Dito de outro modo, associado aos grandes teores de humidade ocorrem entradas ciclópicas de nectares e poléns que em regra provoca uma explosão da criação mas também leva ao bloqueio nas zonas de postura e consequentemente é predisposição para a substituição natural da raínha!
 
O ano passado em finais de Abril e Maio choveu quase sem parar durante um mês. Quando começou a chover, no litoral aguardava eu a conclusão da selagem dos favos de mel para proceder à previsivel demorada colheita e abastecer de alças as colmeias levadas para a serra em meados de Abril...
No litoral, mesmo com baixa desnsidade floral as raínhas dispararam a pôr, registaram-se saídas de enxames e substituições de mestras. Na serra, agravado com a falta de espaço que não chegou, foi um completo desastre!...
 
Estas últimas semanas tenho-me deparado com colmeias zanganeiras e inúmeras tentativas de substituição de mestras, colmeias com mestras a pôr com vários mestreiros formados e destruidos lateralmente!
Sempre com um fator comum: ninhos encravados de polén e néctares.

Sem comentários: