domingo, 17 de fevereiro de 2013

A instabilidade do inverno

tem tornado a apicultura desconcertante!...

A ocorrência de dias de temperaturas amenas e húmidos com grandes entradas de néctares e polens, interrompidos por dias frios, tem levado ao encravamento dos ninhos, à paragem  de postura das mestras e consequentemente à tentativa de substituição da mestra pelas abelhas.
 
Nesta altura do ano, em regra costumo trabalhar as colmeias ao nível das alças, criando progressivamente espaço para a subida das mestras às alças de nove quadros, organizando a arrumação dos quadros com mel para alças de oito quadros, mas o frio tem sistematicamente interrompido a subida explosiva às alças, deixando de ter a sua função de expansão do ninho.
A população das colmeias não cresce, ocorrem encravamentos frequentes nos ninhos, em alguns casos com redução da população... consequentemente quebra nas produções...
 
Voltei portanto aos ninhos, onde tudo se decide, substituindo dois a três quadros de mel e ou polén por quadros de cera estampada por forma a impedir a morte da raínha e permitir a (segunda) explosão primaveril que já virá atrasada.
 
Mas a ansiedade toma conta de mim pela incapacidade de poder acorrer a todas... porque para além do número de colmeias, também a  meteorologia nem sempre me deixa mexer-lhes.
 
 
 

Sem comentários: