domingo, 3 de abril de 2011

A ignorância!

- O maior inimigo dos apicultores.

Hoje visitava uns terrenos florestais com um amigo quando, sabendo ele do meu gosto pela apicultura, me informou que me iria mostrar um apiário de transumância que tem autorizado há mais de dez anos num seu terreno próximo do precurso que fazíamos...
Chegado ao local, de boa exposição e bem  protegido, deparei-me  com um triste cenário de colmeias abandonadas e assaltadas (com montes de operculos na frente), entre alguns exemplares com um modesto trabalho... Nos matos próximos amontuavam-se caixas e elementos de colmeia podres e lixos diversos...
Pedi para rapidamente sairmos dali e não parar sequer o carro porque já vira tudo!...

Como é possível um apicultor manter um apiário com dezenas de colmeias em péssimo estado sanitário e até à morte, e total abandono,  com o risco de ter ali um foco de contaminação para toda a região?!...
Só a ignorância o pode justificar!!!...

Mas como resolver?!...
Terá que ser o Estado que tem que ser mais interveniente na fiscalização?
Terão que ser as Associações de Apicultores a fiscalizar com rigor os seus associados?!...
Ou terei que ser eu a explicar ao Sr. apicultor que ele pode estar a comprometer o trabalho de dezenas de apicultores e a inviabilizar a actividade na região?!...



Ou vamos continuar a fazer de conta?!...



3 comentários:

f.fernandes disse...

infelizmente ainda ha centenas de casos semelhantes no nosso pais normalmente com maia duzia de colmeias ou cortiços.os nossos politicos so querem os nossos impostos nao querem saber dos nossos problemas

AnaPCarvalho disse...

é uma vergonha e uma situação dificil de resolver!

Renato Paulo Antonio disse...

Boa noite, vou iniciar esta actividade dentro de uma semana... Gostei do Blog pk ja me esclareceu em algumas duvidas... tenho uma pergunta a faxer-lhe: Tenho dois exames novos, que cuidados posso ja tomar para prevenir as doenças?