sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

O plastico cristal

Uma janela aberta!


Sempre tivemos a mania de ter umas colmeias com caixilho de vidro ou de acrílico, para as melhor apreciar e adivinhar a evolução das colmeias num determinado apiário, ou mostrar aos amigos...
Acabam sempre partidos!...

O ano passado experimentei colocar por cima dos quadros, antes do caixilho de agasalho, um filme plástico cristal, que há dezenas de anos, era eu miúdo, uma recicladora de plastico vizinha me dispensara a meu pedido para eu encapar os livros. Por ser dum filme plástico com defeito foram-me oferecidos vários rolos pesadíssimos que dariam para encapar os livros de uma biblioteca!...
Pois não resultou bem para os meus livros escolares mas aqueles rolos de filme plástico tiveram uma infinidade de aplicações nestas  dezenas de anos e continuarão a ter, agora na materialização de janelas das minhas colmeias...

Fica uma película aderente aos rebordos que elas rapidamente terminam de vedar tornando a vedação hermética... fica uma janela aberta dum plástico cristal que elas não propolizam, (deve ser do  plástico ter defeito)...
Agora quando as visito a qualquer hora, até de noite com a lanterna, corro para as colmeias com janela, retiro a tampa e depois o caixilho que agora nem precisa da ajuda do raspador por que não está propolizado e acabo de entrar no mundo das abelhas...

Aprecio a quantidade de abelhas a evolução do enchimento dos quadros e os comportamentos.
Toco-lhes e brinco com elas... por cima do plástico!
Quase sempre não resisto e levanto o filme plástico até ao ponto em que elas não começam a saír, porque estou sem máscara... e como demoram a sair!... Ficam imperturbáveis, como se reagissem agressivamente somente à repentina mudança de luz... (que neste caso não ocorre).

As minhas colmeias têm sempre uma janela aberta!...


Sem comentários: