sábado, 23 de outubro de 2010

Pasmado

Com um novo arranque!...


Os dias de sol e de temperaturas amenas têm ajudado ao arranque dum novo ano apícola!
A somar-se à calluna vulgaris, a flor de eucalipto em pequenos apontamentos mostra-se por todo o lado e os apiários cheiram enjoativamente a eucalipto. Sobretudo o apiário da Mata onde as flores polulam mesmo por cima das colmeias... Hoje foi lá três vezes para quase pasmado apreciar o movimento e snifar os aromas... quase incapaz de abrir uma colmeia para não lhes perturbar o trabalho!... Acabei por abrir algumas das novas para juntar uns quadros de cera moldada!...
Curioso é notar que este arranque da floração é ligeiramente diferente nestes quase 5 km que separam os apiários mais distantes e que consequentemente marcam uma intensidade diferente no trabalho das colmeias.
Primeiro estará a Mata, depois Enxemil, Sargaçal e Cabedelo!...
As primeiras flores a aparecer são sempre junto ao mar, no apiário da Mata... já o ano passado as colmeias da Mata pareciam levar vantagem de uma alça ou de um mês sobre as dos restantes apiários, presentemente todas estão a visitar flores de eucalipto só que a quantidade disponível por proximidade de cada apiário, é bem diferente!...
Esta ordem de arranque do ano apícola repete-se todos os anos, permitindo-me classificar os apiários no que se refere ao arranque do ano... que não está muito longe da classificação da produtividade!

1 comentário:

Abelha Preguiçosa disse...

Quantas realidades temos neste país, tão pequeno!!
Aqui, onde não se dão os Eucaliptos, as abelhas vão, dia após dia, metendo-se mais para dentro...
No outro dia já havia gelo nos telhados e uns círculos de erva e terra ao redor das colmeias, no meio da geada branquinha do resto do terreno.

Cumprimentos
Ricardo