sábado, 16 de outubro de 2010

As primeiras flores de eucalipto

já se mostram...


Esta semana nas minhas visitas de final de tarde já senti um cheirinho, e esperei ansioso a chegada do fim de semana para avaliar os progressos... confirmar o início da explosão da criação, trocar uns quadros velhos por novos e dar-lhes espaço para a explosão... avaliar os enxames que receberam as mestras... e os seus progenitores.
O pai há mais de duas semanas me dizia que já tinha visto umas flores de eucalipto... pois eu que já as cheirava desde o início da semana, só hoje ao final do dia, quando regressava dos trabalhos apicolas, vi as primeiras, poucas, num eucalípto na borda da estrada.
Parece que este ano as flores do eucalipto estão a chegar mais tarde e os botões estão de um modo geral menos desenvolvidos o que poderá ser um pronúncio de um bom ano!...
Sempre me esqueço de como foram as coisas nos anos que passaram, mas sem grande erro, sem ir ver os registos, nunca tive um mês de Setembro tão bom como este, praticamente sem baixas e com tanta abelha a chegar ao início da floração do eucalipto.
Há precisamente um mês estava eu fazer umas dezenas de enxames recorrendo a mestras que encomendara para 16 de Setembro... uma data arriscada porque poderia não ter abelhas para os constituir... Um mês passado, os enxames e mães estão muito bons!
Foi uma decisão de sorte e acertada!
O dia de hoje foi por isso um dia magnífico, daqueles em que não temos horas... paramos ao anoitecer.

Sem comentários: