domingo, 31 de outubro de 2010

As diferenças dos apiários

vêm de longe!...


Este fim-de-semana nem as visitei, pela chuva e vento que se fez sentir, embora o sábado à tarde com algumas abertas, tenha sido de trabalho louco, pelo que me dissera o pai.
Desta semana, ficou-me a recordação do galopante crescimento do movimento em todos os apiários em especial no da Mata que parece estar cada vez mais destacado dos restantes... No início da semana estive a visitar algumas colmeias no Cabedelo e fiquei surpreendido com o atraso de algumas que embora em franca explosão, denotam que terá ocorrido grande redução do número de abelhas provavelmente nos meses de Agosto e Setembro!!!...
A razão destas diferenças que se repetem ano após ano, não sei!... Não as consigo encontrar só na disponibilidade de floração local...
Esta semana foi também de compra de material de substituição, alças e ninhos que ajudam a encher o armazém para repor algumas das caixas velhas, prevendo crescimento de 20%.

1 comentário:

Abelha Preguiçosa disse...

Olá!
Falando em grandes reduções de população, as que eu tenho verificado em colmeias populosas, também durante esses meses, no meu ponto de vista são essencialmente devido a um maior nível de infestação da varroa nas colmeias em causa.

Ricardo