domingo, 27 de junho de 2010

A Serra no seu melhor

dois meses e meio depois...


Ontem fomos até à serra actualizar os registos, avaliar os contributos do castanheiro e talvez das silvas já que é a flor que agora por lá mais vejo povoada de abelhas...
Para além do pai também levei a moto-roçadeira que desta vez não me fez partida, pegou à primeira e permitiu-me cortar os fetos e silvas do caminho até elas, uns quase 550 metros de sobe e desce... até me faltarem as pernas!...
As colmeias nativas, o meu primeiro indicador antes de chegar, mantêm-se ao nível de há 15 dias, com o mesmo número de alças. Já vou a contar que estará tudo na mesma...
Chegado ao apiário, a vontade de as abrir já era pouca, só queria ficar ali a olha-las a trabalhar, carregadas de polén que pela cor seria de castanheiro, mas a brisa fresca que ali sempre se faz sentir, empurrou-nos para uma visita rápida, como sempre sem descermos à generalidade dos ninhos...
Estão a colher continuadamente, devagar vão completando as alças de um mel escuro com um aroma a lembrar madeira que será sobretudo dos poucos castanheiros que existem na quinta... Avarento como sou já começo a fazer contas à colheita que não passará duma média de 2 pequenas alças por colmeia.
Parece-me bom para o ano que também lá é considerado mau!
Pela primeira vez, registei vestigio da passagem de outros por lá: a deslocação de duas alças vazias sobre a base onde aguardam a captura de algum enxame... talvez distracção do curioso ou travessuras dos meus amigos javalis que por ali passam a caminho do pinheiro onde desesperadamente se continuam a coçar...

Sem comentários: