terça-feira, 22 de junho de 2010

Inicio

da colheita do mel!


Numa luta contra o tempo e o cansaço, decidi começar hoje a colheita do mel!
Comecei pelo Enxemil, o apiário mais pequeno, com cinco colmeias. É o apiário onde menos mexo por se encontrar numa pequena mata nos fundos do quintal de um amigo, onde por isso mesmo evito arreliar as abelhas... mas é o mais produtivo.
Tinha distribuidas uma média de 5 alças por colmeia e foi com expectativa que comecei a safra...
Ao final da tarde depois do trabalho, lá me encontrei com o pai e... Uma hora chegou para tirar cerca de três alças por colmeia, catorze no total, prevendo ainda tirar mais uma alça por colmeia lá para finais de Julho!
Muito bom para um ano mau!...
Em algumas das colmeias encontrei muita criação nas alças, mas já é notória uma redução da população que me facilitou muito a rápida limpeza das abelhas dos quadros.
A pilhagem foi notada mas pouco significativa!
O que custou verdadeiramente foi transportar as alças para o carro, a cerca de 50m... De ano para ano custa um pouco mais e começo-me a convencer que vou ter mesmo que comprar a tal carrinha... que possa ir até junto das colmeias e em alguns casos, reformular a distribuição das colmeias nos apiários...
Amanhã bem cedo, antes do trabalho quero ver se junto mais umas tantas alças ao lote de hoje para o meu filho João e o pai se entreterem durante todo o dia!...
Vai ter que ser!...

Sem comentários: