quinta-feira, 5 de junho de 2008

Indo eu Indo eu, a caminho de Viseu...

ai Jesus que lá vou eu!...

No sábado foi acima de Viseu com o Felicidade... Hoje com o pai repeti o caminho!...
Estes caminhos da Beira Alta, começam a entrar no meu quotidiano e a pouco e pouco, vou dissolvendo as minhas resistências, envolvendo-me cada vez mais num projecto transumante!...
Depois das primeiras colmeias transportadas na 2.º semana de Abril e após uma segunda carga já em Maio, só no Sábado consegui a disponibilidade para ir avaliar a evolução... O tempo para lá tem sido de muito frio e chuva, um ano invulgar... Os comentários que procurei colher daquela zona sobre a época em curso, eram assincronos e a descrição do Felicidade que no último fim de semana teria desdobrado duas das colmeias, não me esclareciam...
Pese o facto de todos estes enxames serem relativamente pequenos, (criados este ano e tarde), e lhes ter sido dado espaço, o comportamento das abelhas numa nova florada, o rosmaninho, era para mim uma total indeterminação!...
No Sábado, chegamos ao início da tarde, com mais uma carga de material para aumentar espaços e, decididos a desdobrar... desdobrar à maluca como dizia o Felicidade!... Estava um vento frio e chovia com algumas abertas... às vezes, quase torrencialmente...
Começamos por introduzir numa colmeia um enxame que ficara prostrado entre as pedras e ervas mesmo à frente do apiário, provavelmente apanhado por alguma chuvada: as abelhas à superfície pareciam mortas, foram agarradas ao punhado e colocado o enxame a descoberto lá se pôs em movimento... a coberto da chuva pela tampa da colmeia e pelos nossos fatos...
Nas abertas da chuva, fomos abrindo uma e outra com vontade de desdobrar mas num pânico indescritivel, pelas condições de tempo e pelo estado das colmeias...
Ensopados, só desdobramos duas, passamos um núcleo a transbordar para um ninho e distribuimos o resto do material para aumentar o espaço...
Uma outra estava zanganeira, outra e outra e outra não tinha mestra a pôr!...
Ai Jesus!... Não gostei nada do que vi e sobretudo do que não fiz!...
Programei o regresso para hoje, com a intensão de poder ainda apanhar os mestreiros de uma ou outra colmeia lusitana, sem terem ecludido...
Eu e o pai chegamos lá às 9H00, com tempo a prometer chuva! Numa corrida contra os tempos, abriram-se as potencialmente em perigo de enxamear...
Já não havia perigo!... Todas já tinham enxameado, mesmo aquelas que ainda não tinham todos os quadros do ninho puxados!... Eram mestreiros por todas e às dezenas e o pouco material que levamos, rapidamente se mostrou insuficiente...
Ai Jesus que lá vou eu!...
Até parece uma outra forma de fazer apicultura!...
Não é uma apicultura ao pé da porta e é concerteza uma outra zona com floradas que exigem outros maneios que terei que aprender!...

Sem comentários: