sábado, 21 de junho de 2008

Com o início do Verão...

começam os problemas...
Este ano já venho falando de problemas há muito!....
Foi o Inverno, a Primavera curta, o termo da floração precoce... as chuvas e o frio prolongados e alguns picos de calor!... Para uma colheita satisfatória!...
Os meus atrasos devido à falta de tempo não me permitiram terminar a colheita em tempo, mal iniciei os tratamentos anti varrôa e vou apanhando algumas surpresas...
A urze promete ainda dar alguns prolongados contributos mas o calor anunciado pode a qualquer momento terminar com algumas das contribuições presentes.
Nas minhas inspecções curtas do final da tarde para controle do nível de infestação de varrôa que aqui e ali me vai apanhando desprevenido, vou-me surpreendendo com o elevado nível de postura de algumas colmeias, com o equivalente a 8 e mais quadros de criação!...
Surpreendem-me as colmeias das primeiras mestras produzidas por translarve, agora já em ninhos, alguns com alça, com um movimento de trabalho impressionante... em algumas horas do dia parecem ser as únicas a trabalhar!...
Já sem surpresas verifico a necessidade de substituição de ceras nos ninhos!... Os ataques de varrôa em algumas colmeias e o meu atraso na colheita de mel!... Tenho que ser mais rigoroso a estabelecer planos para cumprir!... Mas a dificuldade está mesmo no cumprir em tempo!...
Começo-me a convencer que a dimensão presente já ultrapassou em muito a minha capacidade de resposta!...
O Verão é para as minhas abelhas o tempo da fome, da rigorosa vigilância e das ajudas pelo apicultor; da arrumação do material, das desinfecções tratamentos...

Sem comentários: