segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Tratamentos e sustos

ocuparam-me o dia de Sábado...

O fim de semana é cada vez mais curto, à medida que o número de colmeias aumenta!!!
O domingo estava reservado ao transporte do Al Capone para Alter do Chão para contentamento do meu João... Logo, tinha que ser, o Sábado foi um dia em cheio para as colmeias... Foram os tratamentos anti-varrôa até dizer: - Chega, não abro nem mais uma! Foi levantamento de alças limpas, foi desinfecção de alças e seu acondicionamento em armazém... e foi também inspecção da maioria das colmeias...
A reter, os estragos do tempo quente que se tem feito sentir nas últimas cinco semanas: as abelhas pararam, rigorosamente pararam, a mestra diminuíu postura em alguns casos para níveis muito preocupantes e há colmeias sem reservas!... Alguns são quase casos de fome!
Ainda, o registo de algumas mestras esgotadas, com ausência de postura e em situação de colmeia orfã ou pré-orfandade...
Em duas semanas da minha quase ausência de inspecções, confesso que me assustei pelo que vi mas também me assustei comigo próprio... com tanta racionalidade e desprendimento, quase frieza!... Estou a melhorar, a racionalidade vai substituindo a cegueira da paixão!...
Iniciei de imediato a sua alimentação... Ainda no Sábado!...
Fizemos a primeira charopada para as mais débeis, aproveitando as primeiras dezenas de frascos de mel que eu carregara na Sexta em casa dos Nunes... Mel que o falecido Nunes enfrascara com tremenda paixão e que não pudera comercializar nem distribuir pelos amigos nos seus últimos anos de vida. A filha notando alguma oxidação no mel, andava a aquece-los ao sol para os vazar, a lançar o mel no esgoto e a recuperar os frascos, "...são da tofina...", para alimentar o vidrão do centro!...
Até que... e por acaso, veio em geito de conversa... como acontece em regra com as Sras., em geito de conversa também eu lhe disse que ficava com o mel, lhe daria o melhor uso alimentando as minhas colmeias poupando-lhe aquela monstruosa operação, com o compromisso de colocar todos os frascões devidamente lavados no vidrão!

Sem comentários: