quinta-feira, 25 de agosto de 2016

A debandada das abelhas.


A chuva, as colmeias cheias de abelhas, a minha ausência...
levaram a uma enxameação sem precedentes...
nunca tal  coisa eu vira!


Até a colmeia mais "varroenta" terá enxameado muitas vezes!... E os enxames reenxamearam!

Quando comecei a preparar as primeiras colmeias para as levar para a serra, percebera que já estava a chegar tarde. Ninhos cheios de criação, colmeias cheias de abelhas, alguns mestreiros aqui e ali... anunciava-se o pior!...

Distribuir alças e substituir 2 ou 3 quadros no ninho, desdobrar, foi muito pouco para fazer face às necessidades! E eu sabia-o, mas faltou-me o melhor, o tempo e o material!

Consequentemente terei permitido  a disseminação de centenas de enxames pelas redondezas, aumentando o meu efetivo de colónias e perdido toda a colheita de mel, esperando ter o pior ano de todos em produção de mel!



Sem comentários: