segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Fim de semana de trabalho




e de balanços.
 
O fim de semana já não chega para dar a volta aos apiários, mas por onde passei gostei!
As diferenças entre apiários começam também a fazer-se sentir... É sempre assim, são tantos os fatores que influenciam o desenvolvimento das colmeias que só o maneio do apicultor não é o suficiente para corrigir as diferenças. 
É a proximidade das florações, a exposição solar e as condições climatéricas locais, o que está dentro de cada colmeia, o seu estado sanitário e a robustez com que chegam ao início da florada que influenciam e marcam as diferenças de desenvolvimento de cada apiário.
 
Embora com carateristicas diferentes,  a contar pelo número de alças distribuidas este fim de semana, o Portovedo e o Sargaçal serão os mais, seguidos do Cabedelo, Mata e do Pope.
No início de Outubro a generalidade das colmeias estavam muito debilitadas e  a sua expansão tem sido notória, tendo os melhores apiários uma média superior a duas alças por colmeia.
Na Mata onde estavam a maioria dos núcleos do final da época, estão agora a receber a primeira alça.
No Pope onde estão a maioria das que vieram da serra, nota-se um atraso na prevista explosão consequência do encravamento dos ninhos, onde o maneio não foi o suficiente ou ainda não chegou.
 
O ano mantém o seu atraso relativamente ao que passou, contudo já se registaram na região várias ocorrências de enxames que confirmam os magníficos dias de colheita de néctares.
 
Quanto aos próximos meses, mantenho-me expectante, face à aparente reduzida quantidade de botões de eucalipto disponíveis por árvore ainda por florir.
 
 
 
 

Sem comentários: