domingo, 4 de novembro de 2012

O novo ano com chuva

voa a todo o gás

As duas últimas semanas com chuva e algum frio mas com o eucalipto em floração em expressivas manchas, foram de intenso trabalho, e marcam o início do desenvolvimento das colmeias. Não há enxame, por mais fraco que esteja que não transborde de abelhas no seu incessante trabalho de colheita de néctares e polens.
 
Os apiários estão muito equilibrados, embora as do Portovedo sejam as mais desenvolvidas onde já a semana passada distribui alças. Na Mata da Bicha, agora relocalizada, onde em regra se registam os melhores arranques, é encantador ver a recuperação dos pequenos enxames que daqui a dias estarão a necessitar de disponibilidade de espaço...
 
A gripe tem-me perseguido esta última semana, reduzi a minha intervenção ao mínimo, mas nem por isso deixei de instalar mais um apiário, o do Pope, com algumas colmeias vindas da Mata e outras tantas vindas da Serra. O local é magnífico!
 
Hoje, ainda com a garganta a doer e calores febris, pelo meio das gotas de chuva, passei alguns núcleos para ninhos, concedendo-lhes o espaço necessário ao seu desenvolvimento e deliciando-me com alguns quadros de criação. Ao final da tarde passei por casa do pai onde ele preparava alguns quadros de ninho com cera moldada para serem distribuidos nos próximos dias e convenci-o a darmos um salto à serra onde carreguei a carrinha de colmeias para as trazer para o eucalipto.
 
As colmeias na serra estão cheias e só depois de carregada a carrinha me apercebi que ía ser difícil subir as picadas em terra batida enlameadas por tanta chuva que caíra durante o dia!... Bastou-me chegar ao início da terceira subida, para após várias tentativas concluir que com toda a carga não iria conseguir passar... Descarreguei ali, no largo onde se reunem os javalis, um quarto da carga, foi até à estrada de asfalto descarregar outro quarto, regressei e voltei na escuridão da noite envolvida por nuvens a suster a chuva, concluindo a carga, com destino ao Pope.
 
 
 

1 comentário:

Rodrigues disse...

Quero apenas felicitá-lo pelo excelente registo em torno da apicultura e pela excelente partilha de intensa actividade.
Sou "aprendiz de apicultor", no primeiro ano de actividade, com a actividade no centro do país e que um dia também há-de ter bastantes histórias e registos que advêm da experiência e do maneio.
Tomei a liberdade de adicionar o seu blog no meu blog em http://abelhasdaleziria.blogspot.p, pelo que caso tenha alguma coisa em contrário, agradeço informação.
Continuação de bom trabalho.
Saudações apícolas!!
Rodrigues