sábado, 20 de outubro de 2012

Aparentemente zangado

mas de volta!...

Abandonei por uns meses o registo das minhas peripécias apicolas, provavelmente pela intensidade com que elas se sucederam, porque pareço repetir o previsivel  ou talvez por cansaço.
 
Terminado mais um ano apicola, em tom de balanço terei que registar que foi o meu ano mais intenso, de maior produção absoluta, maior diversificação e experimentalismo...
Foi um ano fantástico!
 
O ano que agora começa a mexer vai despontando as primeiras flores de eucalipto mas com mais frio do que o habitual para esta época do ano, estará cerca de um mês mais atrasado que o ano que passou.
As colmeias estão com poucas abelhas e as reservas mantém-se escassas desde julho, resistindo à custa de alguma alimentação e uns néctares de setembro, nomeadamente os da caluna vulgaris.
 
Hoje foi à serra para  retirar as alças às colmeias para em breve iniciar o seu transporte para o litoral, já lá não ía há três semanas e vi a minha tarefa dificultada porque encontrei metade das colmeias com as alças cheias de mel... mel de caluna!
Tenho agora a carrinha cheia de alças que amanhã me servirão para alimentar as colmeias do litoral, pois está fora de questão tentar a extração deste magnífico mel. A serra este ano, foi generosa  e demonstrou a complementaridade  com os  apiários do litoral.

Sem comentários: