sexta-feira, 2 de março de 2012

Comecei a Cresta

No primeiro de Março!

Já é habitual começar a cresta pelo carnaval por falta de material e este ano não foi exceção... 
Comecei pelo Portovedo onde tenho as colmeias com maior produção, na esperança de as poder aliviar daquelas monstruosas  torres com magníficos quadros de mel... Foram intervenções demoradas, procurando organizar a distribuição da criação nas mesmas alças junto ao ninho e facultando o espaço à mestra que por esta altura de fartura tanto necessita para explodir em pleno...
Reservei três horas de campo para a recolha de trinta alças que centrifuguei e embidonei em pouco mais de três horas depois do jantar... Cumpri as melhores previsões e isso deixa-me com um sorriso de alegria!...

Mas!... ...

Mas... feitas as contas, estimo ter mais uma vintada de "tardes e finais de noite" semelhantes ao de ontem, não tão produtivas é claro... continuando com as contas: se o fizer uma vez por semana, que é quase quatro vezes por mês, começando agora em Março acabarei em final de Julho!

Cinco meses de intenso prazer apicola!!!...

Mas não será com estas contas concerteza!...

2 comentários:

Jorge Carvalho disse...

Caro Apicultor Jardim,

Chamo-me Jorge Carvalho e vivo em Vila Nova de Gaia, onde tenho cerca de 30 colmeias. Este blog para mim é uma referencia de grande importância, revejo-me inteiramente naquilo que escreve sobre a evolução e recuos das nossas abelhas. Quero aproveitar para agradecer-lhe a dedicação e humildade no relato da sua experiência.
Obrigado amigo

Jorge

Unknown disse...

boa tarde.

desde já os parabéns pelo seu blogue.
vinha perguntar uma questão pela qual me deparei hoje nas minhas duas colmeias.
Em que na semana passada lhe retirei o mel (pela minha primeira vez) e em que hoje fui dar-lhe uma olhade-la e reparei na ausência de ovos e larvas nas duas colmeias.
isto é normal?


se alguém me desse uma opinião agradecia.
desde já uma boa continuação a todos.


os melhores cumprimentos

ppascoal