sábado, 14 de janeiro de 2012

A casinha do apicultor

Imaginação ou sonho?!...

Bem pertinho de minha casa existem muitos apicultores, foi descobrindo com o tempo. Ilustres apicultores, de reconhecido mérito, autores de publicações de estudo e até de livros, com elevado empenho em movimentos associativos... Neste meu recomeço já não foi a tempo de privar de perto e partilhar as suas práticas. Costumo dizer que recomecei fora de época  e imagino que por aqui, à beira  mar, terá ocorrido uma época aurea de apicultores...


Vim para cá trabalhar há pouco mais de vinte anos e bem perto da casa que hoje habito existia um pequeno chalet de traça colonial americana, com mais de meio século de existência, camuflado entre árvores onde existiam também no grande jardim algumas colmeias, permanentemente com ar de abandono...
Na altura não tinha abelhas mas transportava  comigo desde a minha infância, o carinho por elas, e apelidei aquela casinha que me fascinava como a casinha do apicultor que eu nunca vira!...
Esta semana pediram no serviço para aquele local uma recolha de monos ao domicilio...
Fui ver...
À chegada uma grande fogueira no jardim ía desfazendo os ditos monos: colmeias e materiais apicolas deteriorados, pois os serviços tardavam  a chegar e era preciso ganhar tempo...    Todo o interior tinha sido vandalizado, material apicola sem fim destruido, com a marca do tempo ou com a marca dos homens que por diversas vezes terão assaltado a casinha de apicultor... fiquei a saber!...

Mas sem saber... quanto material destruido... e quanto conhecimento perdido!...

Sem comentários: