sábado, 14 de agosto de 2010

Visitas rápidas

Curiosidade e ignorância saciadas...

Tenho visitado fugazmente os apiários ao início ou final da tarde ou aleatoriamente mais para dizer que estou por aqui do que para as lides apícolas; embora tenha que tirar-lhes aquela carga de alças que receberam para limpar para mais eficazmente poder começar a inspeccionar, tratar, acertar a alimentação ou tão somente poder melhor perceber o que se está a passar lá dentro nesta altura do ano!...
Sou pouco rigoroso e superficial na forma como as acompanho!...
Este ano, até há bem pouco tempo, tem-me parecido que o verão tem sido diferente do habitual... as colmeias ainda se encontram cheias de abelhas e aparentemente parece-me que têm trabalhado mais que em outros verões... Provavelmente não passará duma impressão minha, já que ano após ano, consoante a época, não descrevo com rigor o estado delas nem a minha memória me permite relembrar o registo!... Depois deixo-me surpreender!...
Nestes dias de intenso calor que tem caracterizado os meses de Julho e Agosto, à tarde, elas quase que param... mas até assim se distinguem as melhores das restantes. Há sempre umas tantas colmeias onde é impressionante o movimento de polén... que na maioria é dum amarelo claro vivo, aparentando a cor limão... do qual não sei a origem!... Escusado será dizer que entre as mais activas estão as que têm mestras novas!...
Olhando-as somente, delicio-me aqui e ali com o movimento dumas, confirmo o declíneo de uma outra ou se ficou macheada ou se está doente... e fico perplexo com outras tantas!...
Não me posso ficar só pelas visitas rápidas e inconsequentes...

Sem comentários: