segunda-feira, 5 de abril de 2010

A Transumância

à nossa espera!


Nestes anos em que a floração de eucalipto acaba cedo vem à discussão o assunto de sempre: temos que as levar daqui para outros pastos! É a urze, o rosmaninho, o castanheiro...
O pai parece estar mais entusiasmado que nunca e eu entendo-o, pese o meu continuado alerta às dificuldades inerentes...
Não basta ter os terrenos disponíveis, é necessário toda uma logística muito bem sistematizada desde a disponibilidade de material, preparação das colmeias e seu transporte, acompanhamento com abastecimento de material e tirada de mel...
Não o digo ao pai mas entendo que a apicultura racional nesta região tem obrigatoriamente que prever transumância... tivesse eu vida para isso!...
Mas em boa verdade terei que dizer que sempre que posso vou fazendo umas incursões exploratórias para o interior, observando florações e falando com os naturais. Na quinta-feira santa foi um desses dias, fui observar as florações da queiró e meti conversa com dois apicultores em tarefas de limpeza de cortiços desocupados que descarregavam num apiário recentemente instalado onde já se perfilavam dezenas de cortiços povoados de abelhas atarefadas... Bonito!...
Para aqueles lados a floração ainda está atrasada, tenho três semanas para decidir!...
Ainda não vai ser desta!...

Sem comentários: