quinta-feira, 22 de abril de 2010

Pelo sim pelo não...

Fomos à aventura da transumância!...

Pelo sim pelo não, no Sábado pela manhã foi buscar a chave do portão da quinta e dar uma última visita ao local onde, se a coragem não me faltasse iria instalar as colmeias!...

Passei o Sábado a avaliar os prós e os contras em fazer transumância de uma amostra de colmeias, levando-as para outros pastos... à medida que as ía preparando para as fechar no dia seguinte... como que se emocionalmente já o tivesse decidido... e foi à última da hora que telefonei ao Cândido para ele me emprestar a carrinha e às 21h30 lá foi busca-la, ainda pelo sim pelo não!...
Tencionava levantar-me Domingo de madrugada para fechar algumas, mas adormeci! Cheguei ao Cabedelo com o João onde o pai já adormecera de tanto esperar, por volta das 7h00.
Pelo sim pelo não, fomos buscar uma carga de alças e passamos o dia a distribuir alças pelos apiários, aqui e ali a dar uma volta de cima a baixo, para melhor avaliar.
Quando acabamos, perto das 19H00, tinha definitivamente decidido: - será sim!
Foi buscar o João que à tarde me fugira, meter uma fruta no bucho e rápidamente completamos a carga, juntando uma dúzia de colmeias ao triplo de alças vazias...
Partimos, eu o pai e o João, subimos 300metros acima da nossa cota, para levar uma pequena embaixada dos meus apiários a pastar na urze queiró que já iniciara a sua abertura há uma semana, pintando encostas de rosa e onde o rosmaninho já começava a definir as primeiras espigas.
Eram 24 horas de Domingo 18 de Abril quando terminara de fechar o portão e estavamos de regresso, felizes pelo sucesso!...
Foi uma aventura!...

Sem comentários: