terça-feira, 16 de março de 2010

A garagem da sogra

é a mais apetecida para os enxames...

O dia embora fresco pela manhã, esteve de sol!...
Pouco depois do almoço o pai ligou-me para me dar a notícia de ter acabado de apanhar um enxame em casa da minha sogra, no sítio habitual, na garagem, mas desta vez num local pouco comum: no atrelado do carro de tampa entre-aberta, onde costuma guardar alguns quadros de cera moldada...
Tirou os quadros um a um, disse... como que duma colmeia gigante se tratasse, o atrelado, é bom de ver...
Presentemente os meus apiários ficam todos a mais de 8 Km da casa da sogra, embora no primeiro ano deste recomeço, há cinco, tenha sido ali no quintal que desdobrei as primeiras colmeias até um dia em que em visita ao hospital encontrei o meu vizinho muito mal tratado depois de ter sido picado pelas abelhas. Na manhã seguinte comecei a muda-las!...
Após a mudança, a garagem passou a ser o local de arrumo das alças e dos ninhos e de todo o material grosso que a actividade exige... e todos os anos bem pelo cedo, é lá onde se vai alojar um enxame, em regra dos primeiros do ano, todos eles grandes, muito grandes e saudaveis!...
Ao longo destes anos nunca me apercebi da existência por perto (a menos de 4 Km) de apiários ou de uma qualquer colmeia ou apicultor, o que me deixa a eterna dúvida: donde vêm estes enxames e porque tanto gostam estas abelhas da garagem da minha sogra?!...

Sem comentários: