segunda-feira, 15 de março de 2010

Aos primeiros raios de sol

O primeiro enxame!...
O Inverno, a chuva o frio e o vento!... Ainda não sei ao certo se já passou...
A semana passada caíram os primeiros raios de sol quente, a luminosidade dos dias ficou por completo alterada e o azul do céu já esquecido da nossa memória revizitou-nos!...
Por pouco tempo, porque o frio e o vento regressaram!
Nas últimas semanas só tenho visitado os apiários ao fim de semana, a correr, sem me querer deter nos pormenores, nas que morrem de fome ou frio ou de doença!...
O de Enxemil, depois o do Sargaçal, o da Mata e por fim o de Cabedelo, fazem a ordem decrescente do bom estado das colmeias...
Tenho precisado de ler os mails dos amigos ou deixar-me entusiasmar pela conversa dos que me provocam com a apicultura para sentir-me de novo com saudade... assim foi na última quarta-feira, 10 de Março, não resisti ao sol do almoço e arranjei boleia para dar um salto ao Sargaçal, onde o carro dos amigos menos se sujaria com a lama dos caminhos de terra batida... Ali o carro vai juntinho das colmeias e nem preciso de sair para as apreciar.
Já no apiário, muito junto das colmeias, ainda sem saír do carro, de janela aberta reclamava eu, "tanta abelha no ar" e mecanicamente corria o olhar frenético admirando o arvoredo à volta, como à procura... do que perdera e... achara ali ao lado: - um magnífico enxame numa pequena árvore, acabadinho de saír, que veio a encher um ninho...
Esperei pelo pai que chamei pelo telefone e os dois deixamo-nos envolver na recolha daquele enxame que veio na altura certa para nos animar e aguçar o engenho!...
Despertou-me a minha boleia!... Tinhamos que ir trabalhar.

Sem comentários: