domingo, 9 de novembro de 2008

As primeiras alças

do ano 2008/2009!...
Já é hábito registar a data da colocação das primeiras alças do ano, um pouco à semelhança de outras produções imagino! - É uma data importante.
Este ano já comecei a fazer as minhas distribuições... Em meados de Outubro comecei a fazer alguns acertos, tirando as alças que ficaram após o verão das colmeias mais atrasadas para as colmeias mais adiantadas. E em regra, foi das colmeias que tinham uma alça para as colmeias que ficaram só com o ninho o que vem reforçando o princípio de não deixar nenhuma alça na colmeia na paragem de postura, aqui na zona, após o mês de Julho!
Daí para cá todos os fins de semana, vou ajustando a distribuição das alças das mais fracas para as mais necessitadas de espaço!
Mas, o primeiro dia, em que se levou alças de casa para distribuir no colmeal, foi hoje!
Mas confesso que me enganei um bocadinho!... A julgar pelo estado em que as deixei há uma semana, poderia encontra-las mais desenvolvidas e com falta de espaço, especialmente na Mata!
Distribuiram-se as primeiras na posição 1 em meia dúzia de ninhos e há uns tantos ninhos perto de receber a próxima...
Em Cabedelo procedi ao reajuste de diversas alças e confirmei uma subida muito decidida na ocupação de diversas alças do verão ou já relocalizadas, em algumas colmeias.

Sem comentários: