sexta-feira, 5 de outubro de 2007

As diferenças entre apiários

são abismais!...

Hoje aproveitei o feriado para dar uma volta às colmeias. Centrei-me no Cabedelo, aquele que me põe a cabeça em água...
As minhas visitas às colmeias em Cabedelo, surpreendem-me sempre com aspectos para os quais não tenho explicação... Hoje foi mais um desses dias em que pude constatar a grande quebra de população e a exígua criação... Não consigo explicar isto!... Terão passado muita fome em Agosto Setembro?!... Mas algumas delas ainda tinham uma alça com algum mel e néctares!... Doença?!...
Se me detenho na hipotese da doença, não vejo que doença... tanto mais que as colmeias de Cabedelo vieram nos meses de Maio Junho e Julho dos outros dois apiários... Envenenamento local... e outras coisas passam-me a correr pelo pensamento...
Detenho-me na fome e não vejo razão evidente quando as comparo com as da Mata da Bicha... Ou então concluo ter a minha observação sido distraída e superficial ao que aconteceu nos meses de Agosto e Setembro, numa análise comparada dos apiários...
Mas se não compara-se diria: fome de pastagem apícola levou à paragem de postura e consequente, à redução da população e em alguns casos à morte de algumas mestras pelas próprias abelhas...
Este aspecto, o elevado número de mortes de mestras nos meses de Julho e Agosto , é na minha recente curta experiência absolutamente anormal e tanto mais anormal quando comparo com os outros dois apiários onde praticamente não registei caso algum!...
Na Mata da Bicha, abri só algumas colmeias que se encontravam bem diferentes, muita população e criação... pude observar melhorias significativas, mesmo das mais fracas, neste último mês, com crescendo de população e criação... e o trabalho ao final da tarde era magnífico...
Em Enxemil o panorâma é semelhante ao da Mata, para melhor...
O polén colectado nos três apiários na maioria é dum amarelo sujo claro ao final da tarde e mais vivo durante a manhã e dia... ainda não foi hoje que investiguei a sua origem...
A minha dúvida de que o Cabedelo não é bom sítio para colmeias, aumenta... e com ela aumenta a minha ansiedade para a esclarecer!... Ou esperar por factos que possam inverter esta tendência quase suicida de Cabedelo...

Sem comentários: